CSW
  • Indústria e Comércio de Artefatos de Plásticos
  • Indústria e Comércio de Artefatos de Plásticos
  • Indústria e Comércio de Artefatos de Plásticos

Injeção de Plástico

Item indispensável para confecção de transformadores elétricos, juntamente com fios e chapas de silicio.

Você já parou para pensar em como e aonde os mais diversos fios que são utilizados na indústria eletro eletrônica são enrolados? Em um carretel para bobina.

Funções do carretel para bobina

A principal função de um carretel para bobina é fazer com que qualquer tipo de fio seja enrolado em seu entorno.

O item em questão também é bastante utilizado em diversos tipos de transformadores. Independente de qual material o carretel para bobina seja feito, todos devem ser selecionados e embalados de acordo com as mais rigorosas normas de estocagem.

É de comum acordo entre colaboradores do setor, engenheiros, técnicos ou quem quer que seja que trabalhe em fábrica de transformadores, que o enrolamento de fios em um carretel para bobina é essencial, uma vez que facilita muito na fabricação do transformador.

Além do mais, se o transformador estiver muito bem enrolado, facilita a colocação das lâminas E-I, na montagem do mesmo, r facilitando sua montagem final e seu transporte.

Como já foi mencionado anteriormente, o carretel para bobina pode ser encontrado em muitas versões e medidas, como em madeira, plástico e fenolite. Dentre todos esses materiais, o mais comum, prático e usual de se achar é o de plástico.

Na maioria das vezes, ele é encontrado com medidas que variam para lâminas de 3mm até 80mm, conforme as normas técnicas.

O de madeira, não é muito utilizado e, consequentemente, mais difícil de achá-lo no mercado, uma vez que após seu bobinamento deve ser retirado no núcleo ou carretel para bobina, podendo se desfazer ou desmanchar se não for manuseado com cuidado.

Já o carretel para bobina de plástico é classificado como o mais resistente, se comparado com os outros citados acima. Além de ser bastante resistente à corrosão, não permite ser destruído pelo fogo se for confeccionado com material anti chama. Isso se deve pelo fato de que esse material, em especial, é submetido a um processo de fabricação, em que é aditivado de produtos químicos, que impedem a propagação do fogo. Nesse caso, durabilidade e confiabilidade, são sinônimo de economia, tanto para quem vende quanto para quem compra.